quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lanche ou Sobremesa?!

Quem está de "dieta" precisa sempre de ter estratégias para contornar os apetites que teimam em surgir, aqueles malditos velhos hábitos ou então no caso das mulheres a terrível TPM. A "receita" que hoje aqui deixo é para isso mesmo e não só! Eu praticamente repito esta receita todos os dias ao meu lanche, primeiro porque adoro e me satisfaz plenamente e segundo porque realmente evita os meus apetites por doces!

Gelatina com iogurte e fruta



Ingredientes:
  • Gelatina de pêssego light (já preparada)
  • 1 nectarina
  • 1 iogurte de pêssego magro cremoso (adoro os novos da Corpos Danone)

Procedimento:
Corte a gelatina que lhe apetecer aos cubos (ou retire às colheradas se tiver preparado numa taça grande) e coloque numa taça. Por cima coloque a nectarina aos cubos também e "regue" com o iogurte. Saboreie e surpreenda-se pela satisfação que estes meros 3 ingredientes podem lhe proporcionar!

Sugestão: Pode substituir a gelatina, o iogurte e a fruta por outros, por exemplo gelatina de morango com iogurte de frutos silvestres e morangos! Se quiser também pode comprar gelatina em copo já feita (de preferência Royal 10kcal).

terça-feira, 30 de julho de 2013

Legumes Assados com Salsichas de Peru


Eu adoro cozinhar de forma fácil e prática. Não há melhor forma de cozinhar sem complicação que meter tudo num tabuleiro de ir ao forno e deixar lá até estar pronto, enquanto se fazem outras coisas que precisam ser feitas em casa! Esta é daquelas receitas que se faz tudo ao monte e fé em Deus! :)

Ingredientes
  • 2 abóboras verdes médias
  • 1 pimento vermelho
  • 1 cuvette de cogumelos frescos
  • 2 embalagens de salsichas de peru (cada uma vem com 5)
  • azeite q.b.
  • orégãos secos, sal e pimenta

Procedimento
Cortar os legumes e as salsichas em tamanhos semelhantes e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Regar com azeite e temperar com os orégãos, o sal e a pimenta a gosto. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 45min. De vez em quando mexer os legumes de forma a assarem por todo.

Bom Apetite!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolo de Cacau Magro


Dia 31 faço anos e como tal já ando em testes para fazer um bolo light porque apesar de ser dia de festa quero minimizar ao máximo os "estragos". Peguei numa receita de um bolo de chocolate que tinha e converti numa outra versão mais light. O resultado foi muito satisfatório! Ficou com um sabor rico a cacau!

Ingredientes
  • 5 ovos (claras em castelo)
  • 100gr de margarina ou manteiga (coloquei manteiga magra)
  • 2 chávenas de açúcar (usei light)
  • 1 chávena de chocolate peneirado (usei cacau magro)
  • 1,5 chávena de leite (meti magro)
  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 colher sopa de fermento em pó
  • (ainda adicionei a mais 1colher chá de canela em pó e meia colher chá de essência de baunilha - para intensificar o sabor do cacau!)

Procedimento
Comece por untar uma forma e colocar papel vegetal no fundo. Ligar o forno a 180ºC.
Separar as gemas das claras, bater as claras em castelo e reservar. Bater com uma batedeira as gemas com a manteiga e o açúcar. Acrescentar aos poucos e alternadamente o cacau, o leite e a farinha. Bater bem. Adicionar o fermento em pó, a canela em pó e a essência de baunilha e bater só um pouco, apenas para misturar. Depois juntar as claras em castelo e envolver na mistura anterior.
Colocar na forma e levar ao forno durante 45min a 1 hora. Faça o teste do palito, se sair sequinho é que está completamente cozido!

domingo, 28 de julho de 2013

CURIOSIDADE - Pimentos

"Todos os pimentos nascem da planta Capsicum annuum, são verdes enquanto imaturos e amadurecem num arco-íris de cores, nomeadamente vermelho, amarelo, roxo, etc. Além disso, o sabor, o formato e o tamanho varia consoante a variedade.
 
Assim, o pimento vermelho é simplesmente uma variedade completamente amadurecida do pimento verde. O pimento verde e o roxo têm um sabor amargo, enquanto o vermelho, laranja e amarelo são mais doces.
 


 
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
 
O principal componente do pimento é a água. Além disso, tem um baixo valor energético e um baixo teor de lípidos, proteína e hidratos de carbono. É uma boa fonte de fibra insolúvel, que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regular o apetite.
O pimento é rico em:
  • - pro-vitamina A (denominam-se carotenóides e são transformados em vitamina A no organismo)
  • - ácido fólico
  • - vitamina E
  • - vitamina C
 
Além disso, tem quantidades apreciáveis de vitaminas do complexo B, nomeadamente B1, B2, B3 e B6. Dentro dos minerais, destacam-se o potássio e, em quantidades mais baixas, o magnésio, o fósforo e o cálcio.
 
Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)
 

 

Pimento cru

Pimento grelhado

Energia (kcal)

22

30

Água (g)

92,8

89,6

Proteína (g)

1,6

2,7

Lípidos (g)

0,6

0,6

Hidratos de carbono (g)

2,7

3,7

Fibra (g)

2,0

2,8

Vit. A (μg equivalentes de retinol)

217

383

Vit. C (mg)

90

108

Folatos (μg)

28

28

Vit. E (mg α-tocoferol)

0,80

1,4

Potássio (mg)

120

120

Cálcio (mg)

9,0

17

Fósforo (mg)

24

43

Magnésio (mg)

10

12


μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 92-93


VANTAGENS E DESVANTAGENS
 
Numa alimentação saudável, recomenda-se o consumo de 3 a 5 porções de hortícolas.
Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso. Além disso, o seu conteúdo em fibra promove uma maior sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, o que ajuda a regular o apetite e, assim, a manter um peso saudável. 
A vitamina A, C e E são antioxidantes e ajudam a proteger das agressões, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e cancro. A vitamina A é também importante para a visão, para manter a pele, o cabelo e as mucosas em bom estado. O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.
O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.
 
Em pessoas mais sensíveis, o pimento pode causar distúrbios no estômago, que podem ser evitados ou diminuídos se retirar a pele. Para isto, terá que assar o pimento e quando a pele começar a sair, submergir em água fria.


COMO COMPRAR E CONSERVAR
 
Escolha pimentos com...
  • - textura firme
  • - pele lisa e brilhante sem amolgadelas ou golpes
  • - bom peso quando comparado com o tamanho
  • - talo verde e firme
  • - aroma agradável
 
Geralmente, a forma do pimento não influencia a qualidade mas pode resultar em maiores desperdícios e não ser adequado para determinadas receitas. Se o pimento estiver danificado perde várias das suas qualidades nutricionais e de sabor.
Pode conservar o pimento na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o sabor quer o conteúdo nutricional.
Depois de bem lavado, o pimento pode ser consumido cru ou cozinhado. No nosso país, é muito comum comer uma salada de pimentos assados acompanhada de umas sardinhas assadas, mas também poderá usar os pimentos em cru numa salada variada. No entanto, procure usar pouca gordura e prefira o azeite na sua confeção."
           
In http://www.nestle.pt/saboreiaavida/alimentacao/alimentos/Pages/Pimento.aspx#

sábado, 27 de julho de 2013

DICA: Aproveitamentos! - Salada de alface, rúcula, pimento vermelho e carne moída

Das courgettes recheadas que fiz, ainda sobrou recheio e por vezes o que "sobra" vem mesmo a calhar principalmente naqueles dias de confusão em que passar o dia na cozinha está fora de questão.
Esta é uma dica que vos deixo quando souberem que vão ter um dia assim: cozinhem a mais no dia anterior! Deixem já meio prato preparado, planeiem com antecedência e não caiam na tentação de pular a refeição ou desenrascar com uma porcaria qualquer!
Sei que não é muito comum mas esta é uma combinação que fiz uma vez e adorei por isso mantenho no meu dia-a-dia: salada com carne moída! Penso que dispensa receita certo? Só lavar alface, rúcula, e o pimento. Cortar a gosto e misturar tudo. Dispor a carne por cima, polvilhar com 1 col. sopa de mozarela e temperar a gosto!
Et voilá! Saborear com prazer! ;)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Courgettes recheadas


Esta é daquelas receitas que parecem apetitosas mas trabalhosas e que portanto vamos deixando de lado! Desta vez resolvi meter mãos à obra e não é que em 30min mais coisa menos coisa estavam prontinhas as minhas courgettes?! Pessoalmente adorei :) mas eu sou suspeita!

Ingredientes:
  • 2 courgettes grandes
  • 200gr de carne moída de peru + 200gr de carne moída de bovino (eu pessoalmente acho que fazer metade, metade torna a carne no geral mais saborosa, mas se preferirem podem fazer só com carne de peru!)
  • especiarias a gosto
  • azeite q.b.
  • 2 (a 4) col.sopa de mozzarella light

Procedimento:
Num tacho deite um fiozinho de azeite e junte as carnes moídas. Adicione os temperos que mais gostar (eu usei pimentão doce em pó, alho em pó, orégãos secos, uma pitada de sal e um pouco de noz moscada em pó) e deixe cozer e saltear. Entretanto retire o "miolo" das courgettes com a ajuda de uma colher e adicione o mesmo ao salteado da carne (nada se perde tudo se transforma certo?). Coloque-as num tabuleiro para ir ao forno.
Quando a mistura da carne estiver bem cozida e salteada, retire do forno e recheie as courgettes. Polvilhe cada courgette com meia col. sopa de mozzarella. Se preferir pode deitar até 1 col. sopa de queijo em cada cougette mas o segredo de uma dieta equilibrada passa por controlo de porções e lembrem-se que pouco faz muita diferença!
Leve ao forno pré aquecido a 200ºC com papel de alumínio durante 10min, depois retire o papel e deixe gratinar mais uns 10min. Teste se a courgette está cozida com um garfo, se for preciso deixe mais um pouco no forno!

Bom apetite!

Sugestão: sirva com 2 col. sopa de arroz e uma salada de tomate e pepino temperada com azeite, orégãos, sal e pimenta!



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Salada Fria de Massa com Delícias


Grande parte de uma dieta equilibrada e saudável corresponde a planeamento. Deixar as coisas ao acaso apenas potencia o exagero e a tentação por alimentos menos saudáveis mas de mais fácil acesso. Embora cada vez mais tenho a certeza que comer saudável é mais "fast-food" que a fast-food reconhecida pela sociedade, no sentido que juntar alface já lavada com tomates cherry e uma lata de atum é muito mais rápido que sair de casa para comprar uma pizza ou um hambúrguer cheio de gordura! Faz sentido?
Ontem como disse ao preparar a salada, já cozi 2 delícias do mar extras e foi já a pensar no almoço de hoje!

Ingredientes
  • 1 cenoura crua raspada
  • meio pimento vermelho (se tivesse pimento verde seria melhor só pelas cores do prato! Os olhos também comem!!!)
  • 2 delícias do mar em forma de lagosta cortadas em medalhões
  • 1 chávena de massa fusilli cozida com sal e alho
  • Orégãos secos a gosto, azeite e vinagre

Procedimento
Misture todos os ingredientes, exceto os temperos e conserve num recipiente no frigorífico. Na hora de preparar a sua merenda, adicione os temperos e aguarde com expetativa pela sua hora de almoço! Coma com vontade e sem culpas! :)

Bom Apetite!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Salada de Delícias



Normalmente à noite como uma salada, porque é rápido de se fazer, é leve e satisfaz o meu desejo de requinte! Muita gente quando pensa em salada, pensa em alface tomate e pepino, e normalmente pensa em salada como um complemento e não como uma refeição propriamente dita. Eu sou defensora acérrima das saladas, aviso já! Acho que uma salada para além de ter milhares de combinações possíveis, pode por si só substituir uma refeição sendo equilibrada e completa!

Então vamos lá:

Ingredientes
  • 1 Delícia do Mar em forma de Lagosta (adoro estas porque são mais rechonchudas e não se desfazem!)
  • meio pimento vermelho (sabiam que 1 pimento tem 3vezes mais Vitamina C que uma laranja?)
  • 1 pepino
  • rúcula q.b.
  • 6 azeitonas verdes descaroçadas (podem ser até 10 mas mais que isso ultrapassa a dose diária recomendada para mim!)
  • 1col. sopa de salsa picada
  • azeite e vinagre q.b. para temperar

Procedimento
Numa panela coloque água e leve a delícia do mar a cozer (um pacote traz normalmente 3 delícias, portanto eu cozo logo todas e aproveito as restantes para planear próximas refeições!). Assim que levantar fervura, desligue o forno, escorra a água, passe por água fria e deixe arrefecer.
Num prato coloque no fundo rúcula ao seu gosto (e apetite!).
Pique o pimento vermelho e espalhe por cima da rúcula.
Depois corte o pepino a seu gosto (eu pessoalmente retiro um pouco da casca e corto em triângulos) e disponha por cima outra vez.
Corte a delícia do mar em medalhões e as azeitonas em pequenos círculos e junte aos restantes ingredientes.
Por fim pique a salsa e polvilhe por cima. Regue com azeite e vinagre a seu gosto.

Bom Apetite!

NOTA: Neste momento ainda não estou a comer hidratos de carbono ao jantar mas, de forma a tornar este salada mais equilibrada, sugiro acrescentarem 4 col. sopa de milho doce que complementa muito bem os sabores desta salada!

Início

Já há uns tempos que ando a pensar em criar um blog com receitas light e saudáveis para o dia-a-dia, coisas simples e funcionais! Com a Dieta Easy Slim, acabei de perder 30kg e entrei em fase de manutenção, de modo, que esta será uma forma de partilhar tudo o que tenho comido e "vivido" nos últimos 6 meses e que vou com certeza manter!
Uma alimentação saudável, ao contrário do que muita gente pensa e diz, não sai cara nem é difícil de se fazer. É uma questão de adotar novos hábitos e aposto que, tal como eu, vão se sentir maravilhados com a sensação de leveza e bem estar que uma alimentação saudável traz!
Nem tão pouco uma alimentação saudável é isenta de sabor, pelo contrário!, ela é bem saborosa já que se pode (e deve-se usar) muitas especiarias e ervas frescas que façam intensificar o sabor dos alimentos!
Algumas regras que tenho tido na realização dos meus pratos são:
  • apenas e somente 3 legumes de cada vez
  • preferencialmente carnes brancas e /ou outras carnes com pouca gordura
  • gordura de eleição: azeite
  • nada de refogados e fritos!
  • nada de molhos de soja, inglês ou lá que seja! Venham as especiarias aos montes e as ervas frescas!
  • preferencialmente como hidratos de carbono: grãos e batata, ou seja, o que vem da terra e quanto menos processado melhor :)