quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Salsicha de Aves e Legumes cozidos com "tomatada fresca"

Cá em casa muito se vê os canais de culinária, principalmente o 24kitchen e o Food Network! Ontem adormeci a ver o Jamie Oliver a preparar um molho de tomate (sem cozinhar) para envolver nuns brócolos e aquilo pareceu-me fantástico e apetitoso... Pois devo dizer que correspondeu às expetativas!



Ingredientes
Para a "tomatada"
  • 1 tomate maduro
  • 1 cebola pequena (tamanho de um ovo de codorniz) ou 1/4 de uma cebola grande
  • 1 dente de alho médio (se preferirem que não fique tão intenso façam com menos!)
  • azeite (cerca de 3 col. sopa)
  • orégãos secos q.b.
  • sal e pimenta moída na hora
Para o resto
  • 1 abóbora verde
  • brócolos congelados (cerca de 100g)
  • 1 vidro de salsichas de aves
  • sal q.b.
Procedimento
Comece por levar a cozer num tacho com água e um pouco de sal, os legumes e as salsichas de aves partidos em pedaços grandes.
Entretanto prepare a tomatada. Num recipiente, onde possa envolver depois os legumes e as salsichas, gratine (sim pegue no gratinador do lado mais pequeno!) o tomate virado com a pele para fora e quando chegar à pele, deite-a fora! Aproveite apenas a polpa do tomate! De seguida gratine a cebola e o alho. Junte a esta "pasta" o azeite e tempere com sal, orégãos e pimenta moída na hora. Misture bem.
Depois da tomatada feita é só juntar os legumes cozidos e as salsichas e envolve-los bem! Ficam a saber divinalmente! :)

Sugestão de acompanhamento: 4col.sopa de feijão manteiga e 1 ovo cozido!


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bacalhau com Salada de Feijão

Um dos maiores problemas nos lares de hoje em dia é que se deixaram "americanizar". Se mantivessem um estilo de cozinha mediterrânica garanto que não haveria tanta obesidade infantil e adulta. Hoje esta refeição é um enaltecer da dieta mediterrânica!



Ingredientes
1 Posta de bacalhau
1 dente de alho
4 col. sopa de feijão manteiga
meia cebola roxa
1 tomate chucha
1 pepino
1 raminho de salsa fresca
pimenta moída na hora q.b.
azeite e vinagre q.b.

Procedimento
Comece por cozer a posta de bacalhau com um dente de alho. Quando cozido, escorra a água e emprate o bacalhau. Por cima coloque pimenta moída na hora e um pouco da salsa bem picadinha. Reque com azeite e um pouco de vinagre.
Entretanto prepare a salada. Comece por picar a cebola e coloque numa taça. Junte o tomate chucha e o pepino partidos aos cubos. Por fim junte o feijão manteiga. Tempere com o azeite e o vinagre a gosto e envolva bem na salada. Emprate e polvilhe com o resto da salsa picada.

Bom apetite!

Nota: Se preferir pode substituir o feijão por grão-de-bico que é a combinação mais habitual. Era o que planeava de início mas cheguei à conclusão que não tinha em casa! Contudo devo dizer que o sabor amanteigado do feijão resultou muito bem em contraste com o salgado do bacalhau!!!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Legumes Salteados com Carne

Das costeletas de porco que fiz ontem, sobrou uma. O ideal para preparar o meu almocinho de hoje! E como adoro refeições tudo em um, esta é daquelas que num tacho leva tudo!

 


Ingredientes
  • 1 costeleta de porco já cozida partida aos cubos
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1 lata média de cogumelos inteiros
  • 1 courgette
  • 4 col. sopa de ervilhas congeladas
  • sal e orégãos q.b.
  • azeite q.b.

Procedimento
Comece por saltear a courgette, partida em luas, com um fio de azeite. Não meta toda de uma vez senão a courgette vai suar ao invés de tostar. Reserve.
Deite as ervilhas e os cogumelos na frigideira e deixe alourar. Junte depois o pimento aos bocados grandes e a carne aos cubos. Salteie bem mas deixe o pimento ficar al dente. Por fim junte as courgettes, uma pitadinha de sal e de orégãos. Sirva por si só!

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Costeletas de Porco "grelhadas" na frigideira

Por norma, deve-se evitar a carne de porco mas eu tenho um fraquinho por ela e lá de vez em quando me permito a comer. Ultimamente então tenho me permitido imenso! :)
Estas costeletas supostamente eram para grelhar no churrasco mas o marido ficou sem vontade e eu tive que improvisar e "grelhar" numa frigideira!


Ingredientes
6 costeletas de porco (não peçam no talho das mais gordas!)
mistura de ervas para grelhados de carne
Pimentão doce em pó, alho em pó e pimenta preta q.b.
1 col. sopa de molho inglês
sal q.b.

Procedimento
Coloque as costeletas num recipiente e junte os temperos exceto o sal e deixe a "marinar" durante 2h.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite no fundo. Tempere agora as costeletas com o sal e coloque-as de forma que fiquem direitas a tocar o fundo da frigideira (eu meti 3 e depois outras 3). Deixe grelhar bem de um lado e depois vire para grelhar o outro.
Sirva e acompanhe com o que quiser!

Bom Apetite!

Sugestão de acompanhamento: coleslaw com cebola roxa e 2 col. sopa de arroz branco!

domingo, 11 de agosto de 2013

CURIOSIDADE - Gelatina


E continuando na saga da Gelatina, aqui ficam diversas curiosidades sobre a mesma para vocês se converterem como eu!


"Ela ganhou a fama de ser o alimento número 1 quando o assunto é dieta. Saborosa, refrescante, hipocalórica, que ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação. Sim, a gelatina é tudo isso. Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar. Duvidam? Pois então vamos desmistificar o que há por trás daquele simples pozinho.

A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma idéia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. Ainda não está convencido do poder da gelatina? Então dá uma olhadinha nos detalhes abaixo.

Por que ela faz bem?
Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

Composição:
A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Embora os seres humanos sejam mamíferos, não se obtêm colágenos deles. Ideal nas dietas: Um dos benefícios dessa delícia é que ela é isenta de gordura. Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos. A mesma quantidade, mas na versão diet , além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas. A diet é isenta de carboidratos. Por isso, se você está de regime opte sempre pela versão sem açúcar. No entanto, é interessante variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.

Pele mais firme
Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.

Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não diet . Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais.

Garantir a saúde e a beleza do nosso corpo é uma tarefa que requer mais do que o consumo a determinados alimentos. É, sobretudo, a combinação de práticas saudáveis adotadas no nosso dia-a-dia, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, uso de protetor solar e hidratante e evitar hábitos prejudiciais à saúde como consumir cigarros, drogas e bebidas alcoólicas. Devemos sempre partir da premissa de que só quem ama é que cuida de verdade. Portanto, ame-se e seja feliz!"

Retirado daqui !

sábado, 10 de agosto de 2013

DICA - Gelatinas!

Desde que embarquei nesta aventura de mudar os meus hábitos alimentares e procurar manter um peso saudável que as gelatinas são minhas fiéis companheiras. Servem para saciar e servem como "docinho" quando a vontade aperta! Agora no Verão servem também para refrescar!!!
Por isso já é ritual habitual ao fim de semana preparar as gelatinas para a semana inteira! No meu frigorifico nunca falta gelatina! Aliás já vos confessei o meu pecado aos lanches: fruta com gelatina e iogurte! Simplesmente viciei!
Existem no supermercado e farmácias versões light que apenas fornecem cerca de 8kcal por cada 100ml de gelatina já preparada e com os mais variados sabores: pêssego, maçã, ananás, morango, frutos silvestres, mirtilo e manga-laranja! Não há como enjoar e são sem dúvida perfeitas para lanches hipocalóricos. Por exemplo, o lanche de fruta com gelatina light e iogurte magro normalmente nem passa de 100kcal! Fantástico não é?
Fica a dica :)

Carne de porco assada no forno

No dia em que festejei os meus anos, fiz espetadinhas de porco no churrasco mas cheguei à conclusão que tinha comprado carne a mais e por isso reservei alguma.... Hoje veio mesmo a calhar!




Ingredientes
  • +/- 1 kg de carne de porco (do lombo) cortada aos cubos
  • 3 cebolas
  • 1 pimento vermelho
  • mistura de ervas para grelhados de carne
  • alho e pimento doce em pó q.b.
  • 3 cravinhos
  • 1 pitada de sal

Procedimento
Ligue o forno a 200ºC.
Coloque a carne aos cubos no fundo de um tabuleiro de ir ao forno e tempere-a com as ervas, o alho e o pimento doce em pó, os cravinhos e o sal a gosto. Depois corte as cebolas e o pimento vermelho em pedaços não muito pequenos  e junte à carne, envolvendo-os bem no tempero. Não é necessário juntar qualquer tipo de gordura visto que o porco já é uma carne por si só gorda. Cubra com folha de alumínio e leve a assar durante cerca de uma hora. Retire o alumínio e deixe grelhar por cima uns 10min.

Bom apetite!

Sugestão de acompanhamento: Salada de grão com pepino!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Coleslaw com pimentos


Para quem não sabe coleslaw é o termo inglês usado para definir uma salada feita maioritariamente com couve crua, por isso e porque soa mais chique que salada de couve nomeei esta receita assim! :)
Contudo a versão original normalmente é feita com maionese e eu isso não acho necessidade nenhuma de adicionar. Um simples molho avinagrado faz o truque e ajuda a "cozer" a couve crua!
Eu já disse que adoro receitas deliciosas e simples não já? Esta é uma dessas! E uma excelente forma de fugir à típica salada de alface!

Ingredientes
1/4 couve roxa q.b.
1/4 couve coração (branca) q.b.
meio pimento vermelho
meio pimento verde
orégãos
vinagre e azeite q.b.

Procedimento
Pique as couves e os pimentos em bocados pequenos. Deite tudo numa saladeira e misture-os. Regue com o vinagre e o azeite a gosto. Polvilhe com orégãos!

Bom Apetite!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Douradas assadas no forno


Confesso que não sou muito fã de peixe, mas lá de vez em quando até apetece um peixinho (com poucas espinhas! detesto sardinhas só pela maçada que dá tirar as espinhas...).
Hoje foram estas douradas que chamaram por mim quando passei na peixaria (para além de que estavam a um preço impossível de resistir!). Trouxe já a pensar no jantar de hoje e no almoço de amanhã: planear, planear e planear! O sucesso de qualquer dieta ;)

Ingredientes:
  • Douradas q.b.
  • Sal e pimenta moída na hora q.b.
  • Alho (usei uns 7 dentes de alho)
  • Oregãos aos montes (sabiam que os orégãos são um excelente acelerador do metabolismo?)
  • Azeite q.b.

Procedimento:
Lave o peixe e faça 2 cortes de cada lado para ajudar a ganhar sabor e a cozinhar. Recheie os cortes com bocados de alho. Tempere com sal grosso, orégãos e pimenta e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 30-45min, até ver que o peixe está cozido.

Sugestão: Sirva com uma boa salada e 2 batatinhas cozidas!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Fritatta de Legumes e Bacon


Esta é uma ótima receita para aproveitar restos de legumes e disfarça-los de modo a que míudos e graúdos comam!

Ingredientes
  • um resto de abóbora verde cozida
  • 1 pimento vermelho
  • 1 lata média de cogumelos inteiros
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de mozarela light
  • 10 azeitonas verdes descaroçadas
  • 100gr de tiras de bacon
  • sal, pimenta e salsa a gosto

Procedimento
Numa frigideira própria para ir ao forno coloque o bacon a tostar, depois junte os pimentos, a abóbora aos cubos, os cogumelos e as azeitonas. Tempere com um pouco de sal (cuidado que o bacon e as azeitonas já deixam um sabor salgadinho...) e pimenta a gosto. Depois junte os 3 ovos já batidos, espalhando por cima de todos os legumes. Deixe os ovos cozinhar e tostar por baixo. Polvilhe a superfície com o queijo e a salsa, e leve a frigideira ao forno médio para dourar por cima.

Bom Apetite!

sábado, 3 de agosto de 2013

DICA + Sandwich de Paio com Alface

Recentemente fiz uma descoberta no Continente de uns pães integrais com baixo conteúdo calórico e glucídico! Hoje venho partilhar essa descoberta convosco :) tcha ra ran....


É uma espécie de pão de hambúrguer mas muito melhor em termos nutricionais!, redondinhos e achatados são a opção ideal para uma sandocha light ou até mesmo quem sabe para um hambúrguer versão light! Cada saquinho traz 8 unidades, e pode-se optar por servir assim mesmo ou tostado. Quanto às opções de recheio são infinitas, mas deixo aqui uma sugestão para um lanche caprichado!


Ingredientes
  • 1 unidade de Sandwich Thins
  • 3 fatias de paio do lombo
  • 3 folhas de alface lavadas
  • manteiga magra q.b.

Procedimento
Comece por tostar as 2 partes do pão. Barre um dos lados com um pouco de manteiga magra. Por cima disponha as fatias de paio e de seguida as folhas de alface. Termine com a outra fatia de pão por cima.

Bom Apetite!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Salada de Rúcula, Tomate Cherry e Pepino com Fígados de Frango

Adoro miudezas! É uma opção muitas vezes desprezada mas o facto é que é económica e saborosa quando bem preparada! Sei que esta não será uma receita para todos os gostos mas fica aqui para quem partilha o mesmo gosto que eu :)



Ingredientes:
  • 250g de fígados
  • pimentão em pó q.b.
  • alho em pó q.b.
  • ervas de Provence q.b.
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
  • rúcula q.b., 1 pepino e tomates chucha mini q.b.

Procedimento:
Leve um tacho anti-aderente com um fio de azeite ao fogão. Entretanto tempere os fígados com o pimentão, o alho, as ervas de Provence e o sal a gosto. Quando o azeite estiver quente, junte os fígados temperados e aloure-os bem. Depois tampe e deixe cozer a vapor uns 5min.
Sirva e acompanhe com a salada de rúcula, pepino e tomate chucha mini.

Bom Apetite!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Caril de frango, salsicha e cogumelos


Um caril não tem de ser gordo, não tem de levar natas nem leite de côco. Para mim para ser caril basta ter as especiarias do caril! Adoro o sabor do caril e a cor amarela que se funde no prato todo!

Ingredientes:
  • 2 dentes de alho picados
  • azeite q.b.
  • caril em pó q.b.
  • sal e pimenta moída na hora q.b.
  • 2 latas médias de cogumelos inteiros
  • 2 latas de salsicha de frango light cortadas em rodelas grandes (do tamanho dos cubos de frango)
  • 2 peitos de frango cortados aos cubos

Procedimento:
Comece por deitar um fio de azeite no fundo da panela, junte os alhos, o sal e o caril em pó. De seguida, junte os pedaços de frango e deixe alourar. Junte os cogumelos e as salsichas e tampe a panela. Isto faz com que que se crie vapor, o que vai formar uma espécie de molho no fundo da panela. Deixe cozer assim durante uns 10min. Destape, junte a pimenta e retire do lume.

Bom Apetite!

Sugestão: Sirva com arroz branco e bróculos!